Terceirização de TI: o que é, por que fazer e como contratar

Terceirização de TI

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Você já pensou em investir na terceirização de TI na sua empresa?

Essa decisão pode trazer uma série de benefícios.

Quem sabe não chegou a hora, por exemplo, de colocar a mão na massa e desenvolver aquele aplicativo corporativo que você quer há tanto tempo, mas que nunca sai do papel?

É claro que essa é uma decisão para se fazer de forma bem planejada.

Alguns pontos precisam ser analisados, e os prós e contras colocados na balança.

Até porque existem diferentes tipos de outsourcing15 e critérios que precisam ser levados em conta para optar pela melhor empresa.

Este artigo vai tratar de todos esses pontos, trazendo subsídios para você decidir se terceirizar o seu setor de tecnologia da informação é o melhor a fazer.

O que é terceirização de TI?

Terceirização de TI, também chamada de outsourcing de TI, é um conceito que se refere à contratação de empresas externas para entregar soluções na área da Tecnologia da Informação.

Isso vale desde a criação de dispositivos de rede até o desenvolvimento de aplicativos, entre diversas atividades possíveis.

Esse é o conceito de terceirização de TI, genericamente falando.

Na prática, existem diferentes modelos de outsourcing, que explicaremos abaixo:

  • Onshore: contratação de empresas nacionais ou dentro do território da empresa para execução dos serviços em TI
  • Nearshore: contratação de empresas estrangeiras ou localizadas no exterior, porém ainda dentro de uma certa proximidade, para realizar o trabalho em TI
  • Offshore: contratação de companhias estrangeiras ou sediadas no exterior, mas com distâncias significativas entre a contratante e a prestadora de serviço, geralmente com sedes em continentes distintos, para entregar soluções em TI
  • Outstaffing: contratação de mão de obra terceirizada, ou seja, de um colaborador externo para trabalhar com a sua equipe de TI, sem entrar no seu quadro de funcionários.

Serviços de TI terceirizados

Uma das grandes vantagens de terceirizar soluções em TI (falaremos mais sobre isso à frente) é que a sua empresa pode focar no seu core business e deixar toda a parte de tecnologia da informação para uma parceria externa.

Existe uma série de serviços que pode ser realizada por uma companhia de outsourcing e que você não precisaria se envolver diretamente, como, por exemplo:

  • Licenciamento de softwares
  • Integração de dados
  • Gerenciamento de banco de dados
  • Transferência de dados para a nuvem
  • Análise de Big Data
  • Incorporação de soluções de Business Intelligence
  • Criação de e identificação de padrões para Machine Learning
  • Refinamento de soluções de Inteligência Artificial
  • Colocação de sistemas em rede
  • Desenvolvimento de site e plataformas web, aplicativos e projetos com Python
  • Realização de consultorias.

Por que terceirizar serviços de TI?

Várias razões podem levar uma empresa a cogitar a terceirização de serviços de TI, como a ausência de um departamento específico, a falta de profissionais capacitados para alguma demanda específica, a necessidade de focar no core business ou mesmo um orçamento mais apertado.

Caso sua empresa se encontre em qualquer uma dessas situações acima ou esteja em dúvida se vale ou não a pena recorrer a outsourcing de TI, separamos algumas vantagens e desvantagens que podem ajudar na sua tomada de decisão.

Vantagens e desvantagens

Vamos ver primeiro os prós.

  • Custo baixo: é muito mais econômico contratar uma empresa terceirizada para uma ou outra demanda pontual do que manter todo um departamento
  • Mão de obra qualificada: você estará contratando profissionais especialistas no assunto, com as expertises certas para o trabalho
  • Atualização e inovação: empresas de terceirização de TI precisam estar por dentro das principais tendências para se manterem fortes no mercado
  • Foco no core business: delegando os serviços de TI, você pode se dedicar 100% à razão de ser do seu negócio
  • Flexibilidade e personalização: oportunidade de criar projetos de escopo aberto, que possibilitam uma participação maior da sua empresa nas tomadas de decisão
  • Tecnologia de ponta: o que há de mais moderno para lidar com tendências como Big Data, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Machine Learning
  • Cibersegurança: garantia da proteção dos dados e respeito às legislações vigentes sobre o tema.

Agora, chegou a vez de abordar os contras:

  • Desconhecimento sobre o seu nicho de mercado: talvez a empresa terceirizada não domine a sua área de atuação como você
  • Compartilhamento de informações corporativas: você terá que passar alguns dados sigilosos para que soluções sejam desenvolvidas, e isso requer confiança
  • Problemas de comunicação: como estamos falando de empresas distintas, informações podem “se perder” pelo caminho e causar ruídos na comunicação.

Como contratar empresas que terceirizam serviços de TI

Se você não sabe como firmar o melhor contrato de terceirização de serviços de TI, separamos algumas dicas que podem ajudar a sua empresa a encontrar a solução ideal.

Confira:

Experiência e portfólio

Procure empresas que já possuam uma certa rodagem no mercado e que tenham desenvolvido soluções próximas às que você deseja.

Avaliação dos clientes

O feedback de outras pessoas também é muito importante, pois é um indicativo do que o espera, caso você feche contrato.

Contratos personalizados

Por falar em contratos, é muito importante que eles não sejam fechados com cláusulas que não podem ser mudadas.

O ideal é que haja um escopo aberto para que você possa ser parte ativa do processo.

Empresas versáteis

A não ser que você queira uma solução bem pontual e específica, é importante procurar parcerias capazes de realizar diferentes projetos para que haja uma cobertura maior.

Familiaridade com a cultura organizacional do seu negócio

A empresa terceirizada precisa entender seus valores, sua visão e sua missão para poder entregar uma solução personalizada para a sua necessidade.

Melhor custo-benefício

Por fim, é claro, a empresa precisa entregar o melhor custo-benefício.

Em outras palavras, é preciso encontrar o modelo de outsourcing que se encaixe dentro da sua realidade financeira e também das suas perspectivas futuras.

Sua melhor escolha de terceirização de TI

Se você estava em busca da melhor empresa de terceirização de TI, já encontrou.

O Mundo DevOps reúne todas as vantagens e os pré-requisitos mencionados neste artigo sobre o que você pode esperar de uma outsourcing em tecnologia da informação.

Seja para criação de apps, consultoria em Python ou o que você precisar, não deixe de conferir.

Acesse agora mesmo nosso site, conheça nossas soluções e entre em contato com o nosso time de especialistas.

 

 

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

Veja mais

Você Quer Impulsionar Seu Negócio?

mande-nos uma mensagem e mantenha contato

Atendimento Mundo DevOps
Enviar via WhatsApp