Por qual motivo é importante aprender Python?

aprender Python

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Um dos requisitos mais importantes para trabalhar com o desenvolvimento é aprender Python. Esse fato não acontece sem que exista uma boa razão por trás desse fato, portanto, é preciso estar atento a isso. Já que essa linguagem de programação está presente nas empresas que mais se destacam hoje.

As startups de sucesso são um bom exemplo e para aproveitar essa oportunidade é preciso conhecer os motivos. As empresas estão na busca por mais agilidade e também produtividade na qualidade das entregas. Esse tipo de desenvolvimento possui uma linguagem simples e bem intuitiva, ou seja, é fácil.

Conseguir aprender Python é essencial, porque a programação é orientada a objetivos. Por exemplo: bibliotecas e também módulos reutilizáveis, sem contar que possui uma comunidade muito forte. Isso quer dizer: dá para compartilhar conhecimento e ter suporte para os questionamentos que vierem a acontecer.

O que é o Python?

Antes de aprender Python é necessário conhecer um pouco mais sobre esse tipo de programação. Trata-se de uma linguagem criada por Guido Van Rossum no ano de 1991 com dois objetivos claros: ter produtividade e legibilidade. A ideia central era conseguir produzir um código fácil de manter e que fosse bom.

Algumas características são inerentes a isso e é primordial citar quais são, pois deixará o entendimento mais simples. Antes disso, é preciso mostrar que esse tipo de proposta pode mudar de acordo com a situação. Para deixar tudo fácil, é adequado mostrar tudo sobre esse assunto e abaixo você poderá ver, confira:

A baixa utilização dos caracteres especiais, o que vai tornar a linguagem mais identifica com pseudo-código de origem executável;

 

  • O uso de identação para fazer a marcação em blocos;
  • Não terá praticamente nenhum uso de palavras-chave que são voltadas para esse tipo de compilação;
  • O coletor de lixo para fazer o gerenciamento será automático para o uso da memória.

Além de todos esses benefícios, o Python ainda vai suportar muitos paradigmas da programação. Fazendo com seja possível fazer o uso da programação procedimental em programas simples e rápidos. Estão disponíveis para facilitar o desenvolvimento de algoritmos complexos as estruturas de dados complexas.

Por exemplo: tuplas, listas e também todos os dicionários que forem inerentes a todos esses problemas. Uma das principais vantagens é que os grandes projetos podem ser feitos utilizando as técnicas de orientação a objetivos. Sendo suportados em Python, até mesmo a sobrecarga de operadores.

Como funciona o suporte?

O suporte é totalmente moderno e é funcional, deixando com que a linguagem seja bem expressiva. Sendo fácil de fazer muitas coisas com poucas linhas no seu comando, ou seja, é uma boa vantagem.

Existe também uma grande capacidade de meta-programação, como por exemplo: técnicas simples para alterar esse tipo de comportamento da linguagem, deixando mais simples a criação linguagem de domínio especifico.

Aprender Python também vai fazer com que você consiga ter acesso a uma biblioteca bem grande. Contendo classes, funções para realizar algumas tarefas e até mesmo os métodos que forem os mais adequados.

Permitindo que seja simples de conseguir ter acesso aos bancos de dados e também as interfaces gráficas com o usuário. Logicamente esse é o objetivo desse grupo, pois existem várias ferramentas para lidar com bancos científicos.

Isso é conhecido como baterias inclusas, ou seja, você pode ter todos os benefícios na instalação básica. A linguagem é totalmente livre e ainda é multiplataforma, permitindo que a execução seja a mais simples possível.

O benefício mais interessante é que se você aprender Python é possível ter a liberdade de estudar e modificar os códigos da linguagem. Isso fará com que você consiga rodar em qualquer local e ainda mantendo todos os benefícios.

Por quais motivos é importante aprender Python?

Chega-se a um momento em que é necessário descobrir por quais motivos é que aprender Python será tão importante. A ideia é que seja dotado nos seus projetos e se você dominar essa programação, as coisas vão ficar bem melhores. Uma vez que esses profissionais estão em alta e as empresas estão à procura.

Apenas esse fato já mostra que conseguir aprender Python é primordial, porém é preciso ir além e mostrar 8 benefícios que são interessantes. Para deixar o entendimento mais fácil é adequado citar e os próximos tópicos vão fazer isso.

O aprendizado é bem mais simples

Uma das vantagens principais é que programar em Phyton é muito fácil, porque tudo é meio que intuitivo. Essa questão faz com que o desenvolvedor tenha a liberdade de aprender a linguagem, ou seja, deixa o processo bem mais fácil.

Algumas noções sobre o tema já fazem com que exista uma curva de aprendizado bem mais rápida. Essa questão mostra que aprender Python é necessário e vai permitir que você possa executar tudo com mais assertividade.

Indo na contramão de outras linguagens existentes, Python vai oferecer a chance de aplicar melhor os conceitos da lógica de programação. Só que a vantagem é que será diretamente no código, portanto, deixa o caminho mais fácil.

Já que não será mais necessário dominar aqueles conceitos bem abstratos, por exemplo: classe e compilador. Esse tipo de informação deixa o processo bem mais simples de ser entendido e é uma vantagem essencial para todas as partes.

Para conseguir aprender Python é preciso conhecer que esse tipo de programação tem crescido cada vez mais. Especialmente as empresas americanas estão investindo no ensino dessa tática para os seus colaboradores.

Simplicidade e facilidade

Outra vantagem bem importante da utilização de Python é que é uma linguagem que irá requerer bem menos código. Já que a conclusão das tarefas básicas quando for comparada a outros padrões, será bem menos que o Java.

O número irá chegar a mais ou menos de 3 a 5 vezes menos peso, ou seja, vai deixar o processo bem mais simples. Já se a comparação for com o código C++ esse valor varia de 5 até 10 vezes, ou seja, é uma grande alternativa.

Quanto menos se escrever melhor será, porque as chances de erros serão menos e isso é fundamental. Isso vai permitir que exista uma obtenção dos resultados mais complexos, principalmente para os programadores iniciantes.

Aprender Python é essencial pelo simples fato de ter o seu foco todo na lógica, já que o Python terminará sendo muito mais natural. Isso fará com que seja mais alinhado com o famoso modelo mental humano, ou seja, deixa tudo mais fácil.

Essa questão vai permitir que a obtenção dos resultados complexos fique um pouco melhor. Já que será aplicado os códigos simples, portanto, será possível economizar tempo e entregar o resultado de uma forma mais rápida.

Sintaxe é intuitiva

A linguagem de programação na maioria dos casos costuma ter muitas regras e pode induzir a erros cabais. É por essa razão, que algumas empresas gastam muito tempo corrigindo e tentando acertar, portanto, é algo bem complicado.

Se você aprender Python esse tipo de problema não irá acontecer, porque o foco da programação é ser bem simples. Isso vai permitir evitar esse tipo de erro, ou seja, deixará o processo mais simples e muito mais intuitivo.

Um exemplo notório sobre essa forma intuitiva e efetuar a formatação das expressões é que um comando vai terminar no mesmo momento em que aquela linha vir a acabar, permitindo que não exista um “engajamento” dos padrões.

As exigências contidas e as regras especificas da sintaxe serão mínimas, portanto, fará com que a produtividade seja maximizada. Atualmente, esse tipo de vantagem é essencial, já que quanto melhor for, os resultados vão aumentar.

Documentação farta

Os programadores que conseguiram aprender Python possuem acesso a um benefício muito importante de ser mencionado. Trata-se de os registros realizados pelos próprios programadores ser muito mais acertado as situações.

Já que vai permitir que exista alguns desenvolvimentos e também testes, existindo muitas publicações sobre Python. Por exemplo: uma grande quantidade de materiais didáticos e outros conteúdos de forma gratuita.

É justamente essa vantagem que permite que aprender Python seja a melhor decisão, pois permite adaptar o conteúdo as várias situações. Muitas vezes, o problema maior é justamente não conseguir entregar aquilo que é necessário.

Outro benefício essencial é que a tradução é voluntária dos membros dessa comunidade, ou seja, facilita essa compreensão dos conteúdos. A esse tipo de vantagem é importante, porque qualquer dúvida pode ser retirada rapidamente.

Existe a disponibilização desse conteúdo em vários tipos de idiomas, ou seja, deixa o acesso mais fácil a linguagem. Esse tipo de democratização da internet é primordial, porque deixa tudo mais simples e é vantajoso para todos.

Bibliotecas são abertas

Conforme mencionado anteriormente, é possível ter acesso a muitos conteúdos de forma totalmente gratuitas. Sem contar que são livres, ou seja, é mais simples de encontrar macetes e isso facilita a vida de quem está iniciando em Phyton.

Por exemplo: os aprendizes podem ter acesso a maior experiência com a imersão em algumas áreas dessa aplicação. Especialmente na criação de jogos, interação com web e até mesmo machine learning, ou seja, tudo é melhor.

A vantagem de aprender Python é que trata-se de uma linguagem de script muito mais interessante do que as outras. Já que existe uma base de conhecimento mais amplo que é consolidado pelos melhores programadores.

Já que os mesmos vão produzir alguns tutoriais e também vão conseguir registrar as suas melhores experiências em um ambiente de origem colaborativa, permitindo que exista um aprendizado adequado a todas as necessidades.

Reutilização dos módulos

Existe a capacidade de empacotamento e também da modularização desses mesmos módulos. Dessa forma, todas as estruturas vão conseguir estar completas, porém podem ser desmontadas para uma melhor utilização.

Conseguir aprender Python é primordial, porque faz com que dê para dividir os módulos e utilizar de acordo com a situação. Por exemplo: em outros programas ou mesmo de acordo com as necessidades que você vier a ter.

Por meio da adoção de frameworks é possível ter um melhor aproveitamento das versões anteriores a isso. Sem esquecer também das funcionalidades que foram testadas anteriormente, permitindo uma grande economia de tempo no final.

Outro benefício importante desse tipo de abordagem é o fato existir uma importante simplificação do trabalho do desenvolvedor. Uma vez isso acontecendo, o mesmo tem a capacidade de ter uma otimização do seu tempo.

Multiplataforma

Já que é uma linguagem interpretada e não sendo compilada para um tipo de linguagem direta a sua máquina. Aprender Python fará com que você tenha a chance de utilizar várias plataformas, pois Python roda na maioria delas.

Esse fato vai significar que você precisará apenas ter um interpretador para que a execução possa acontecer. A ideia é que seja produtiva em qualquer sistema ou mesmo processador, portanto, deixará o processo bem mais fácil.

Pelo fato de a linguagem ser multiparadigma, portanto, é totalmente passível de o desenvolvimento para tipo de situação. Contemplando o ambiente e também a interface, sem esquecer se é web, móvel ou mesmo desktop.

Conseguir aprender Python será interessante pelo fato da multiplataforma, ou seja, deixa o entendimento mais simples. Perante a essa questão, a dica final é usar a seu favor, ou seja, aproveitado todas as vantagens que podem existir.

Python abrirá as portas do mercado de trabalho

Algumas pesquisas do setor de TI mostram que Pyton está entre as primeiras colocadas e está a frente de duas das mais adotadas, trata-se de Java e também C++, ou seja, isso mostra um benefício bem importante para todos.

Esse tipo de crescimento deve-se a demanda por soluções referente ao Big Data. Já que o mesmo ainda possui uma grande relevância dentro do data sciense e data enginner.

Esses dados vão demonstrar que dá ser simples em precisar ao mesmo tempo estar limitando a operação. Aprender Python vai mostrar que dá para aliar dois atributos essenciais: ser intuitivo e ter eficiência na sua operação.

Trata-se da profissão do futuro, porém dá para ser inovador e remeter esse fato para o presente, porque será um diferencial competitivo. A dica é procurar um curso sério e investir na sua carreira.

A Google utiliza Python e quase sempre empresas maiores puxam o carro, sendo provável que daqui a pouco outras organizações menores utilizem e se você já souber, estará na frente da concorrência.

 

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

Veja mais

Você Quer Impulsionar Seu Negócio?

mande-nos uma mensagem e mantenha contato

Atendimento Mundo DevOps
Enviar via WhatsApp