Linguagem Python: guia completo para criar soluções digitais

Linguagem Python

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Se o seu objetivo é desenvolver uma solução digital, conhecer um pouco da linguagem Python será fundamental.

Afinal, toda informação é bem-vinda na hora de criar um projeto diferenciado e que aproxime uma marca ou empresa dos seus propósitos.

Mas se Python ainda é um universo desconhecido, não se preocupe!

Neste texto, explicamos o conceito, as formas de aplicação e os motivos pelos quais você deve considerar essa linguagem de programação na hora de conversar com uma empresa de desenvolvimento.

O que é a linguagem Python?

Python é uma linguagem de programação ainda mais completa do que HTML, CSS e JavaScript, já que pode ser integrada a diversas outras tecnologias e soluções do desenvolvimento web.

Desde que foi criada pelo pesquisador holandês Guido Van Rossum, no final dos anos 1980, suas principais características são a agilidade e a interatividade.

A linguagem tem código aberto, o que permite que a comunidade de especialistas contribua para o avanço constante da tecnologia, e é de graça.

De acordo com a mais recente pesquisa da Stack Overflow, o Python é utilizado por 44% dos programadores e é a terceira linguagem “mais amada” entre eles.

Além disso, está no topo da lista das linguagens de tecnologia que os desenvolvedores ainda não trabalham, mas desejam aplicar.

Ou seja, é uma tendência de mercado que precisa ser olhada com atenção.

Como o Python funciona?

Python é uma linguagem interpretada, o que significa que ela traduz o código analisado e o executa.

Na prática, a sua grande vantagem é que ela traz soluções para os mais variados tipos de problemas, sejam eles web, desktop ou mobile.

Além disso, é uma ferramenta multiplataforma independente, que pode ser aplicada em Windows, Macintosh e Linux.

Ela funciona de uma maneira muito mais acessível, já que usa códigos mais simples do que as concorrentes – a construção do código Python utiliza palavras-chave em inglês, o que facilita o entendimento.

A própria quantidade de códigos para executar funções também é menor no Python em relação ao C++ ou ao Java, por exemplo.

Por ser uma linguagem bastante utilizada e open source, existem diversas bibliotecas de scripts, o que amplia as suas possibilidades.

Isso faz com que projetos sejam desenvolvidos de forma mais rápida graças aos módulos e às funções disponíveis.

Aplicações do Python que interessam a você

Por mais simples que pareça ser utilizar a linguagem Python, ela serve para produtos complexos de inteligência artificial e machine learning, por exemplo.

Ou seja, pode ser usada em diferentes tipos de projetos.

Essa versatilidade significa que, independentemente do seu objetivo, a programação em Python abre um leque de oportunidades incríveis.

Conheça algumas soluções que podem ser desenvolvidas a partir dessa linguagem.

Aplicativos mobile e desktop

Se a sua empresa pensa em criar apps mobile ou de desktop, a linguagem Python pode ser ideal, graças à sua flexibilidade e escalabilidade.

A presença de frameworks eficazes, como Django e Pyramid, auxilia o desenvolvimento de softwares e permite a criação rápida de aplicativos do zero.

A própria biblioteca padrão do Python oferece suporte a vários protocolos de internet, como HTTP e XML, e simplifica tarefas como gerenciamento de conteúdo e interação de banco de dados.

Aplicativos de negócios, por exemplo, que cobrem e-commerce ou sistemas de gestão empresarial, também exigem recursos escaláveis e legíveis – e as plataformas do Python ajudam nesse aspecto.

Inteligência artificial e machine learning

Essas duas tecnologias que fascinam o mundo atual requerem algoritmos e fluxos complexos de trabalho.

Para isso, o Python cai como uma luva, permitindo a criação de códigos confiáveis e simples e ainda oferecendo suporte por meio das inúmeras bibliotecas.

Criação de jogos

A linguagem também é usada para desenvolver jogos interativos, já que dispõe de diversas extensões úteis que aceleram a construção e permitem a prototipagem rápida.

Algumas das bibliotecas, como PySoy e PyGame, são baseadas em Python e amplamente utilizadas.

Data science

Novamente, devido ao grande número de bibliotecas, o Python vem se tornado uma ferramenta crucial para a análise de dados.

Hoje, sabemos o quanto é importante o conhecimento e a habilidade de leitura de big data, que pode ajudar você a calcular riscos e elevar os lucros do seu projeto.

Por que desenvolver apps com Python?

O amplo uso dos smartphones pela população em geral evidencia a relevância dos aplicativos, especialmente para os negócios.

Os apps têm a capacidade de aumentar vendas e ainda dar mais destaque para as marcas, já que indica que elas trabalham em soluções personalizadas para os clientes.

Por ser dinâmica, de alto nível e tão versátil, Python é hoje uma das linguagens de programação favoritas para a criação de aplicativos.

Além de permitir a elaboração de projetos para os mais diversos sistemas operacionais, ela tem uma estrutura limpa e com menos códigos.

A variedade de frameworks também permite que os desenvolvedores ofereçam os melhores serviços de apps mobile a um custo mais acessível.

Ou seja, não há razão para você não considerar o Python como uma alternativa para o seu projeto digital.

Como funciona a consultoria em Python?

Para quem quer contar com um programa desenvolvido a partir da linguagem Python, uma consultoria pode ser o melhor caminho.

Ainda que seja uma linguagem mais simples em relação às outras alternativas, é sempre bom ter o suporte de quem entende do assunto. 

O acompanhamento de profissionais será importante para o domínio da prática e dos conceitos que envolvem o trabalho.

Além disso, uma consultoria é capaz de identificar tendências no mercado no qual você está inserido e ajudar a escolher quais são as funcionalidades mais importantes para o seu aplicativo.

Como contratar especialistas em Python?

A melhor maneira de acertar na contratação de uma consultoria é pesquisando a experiência da empresa.

É fundamental conhecer o portfólio dos especialistas, os produtos desenvolvidos anteriormente e, se necessário, até entrar em contato com outros clientes.

Converse bastante com a equipe, busque saber as ferramentas utilizadas no projeto, assim como as soluções oferecidas e os prazos de entrega.

Desconfie de promessas mágicas e encare o desenvolvimento do aplicativo como um investimento, e não um gasto que não vai trazer retorno.

Conclusão 

Python é uma linguagem que conquista a todos e, certamente, pode ser muito útil na criação da solução digital que você está buscando.

No entanto, ter ao lado profissionais que dominam o assunto é essencial para o sucesso do seu produto.

A equipe do Mundo DevOps utiliza o seu conhecimento de anos de experiência para ajudar no que for preciso.

Especialistas em tecnologias de desenvolvimento e operação de software entregam projetos de qualidade otimizados para os seus objetivos.

Entre em contato conosco e faça já um orçamento. Vamos juntos garantir mais uma parceria de sucesso!

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

Veja mais

Você Quer Impulsionar Seu Negócio?

mande-nos uma mensagem e mantenha contato

Atendimento Mundo DevOps
Enviar via WhatsApp