O que é acessibilidade digital e por que se preocupar com isso?

Acessibilidade digital

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A preocupação com a acessibilidade digital deve ser uma prioridade na hora de desenvolver soluções como aplicativos corporativos.

Afinal, é preciso pensar em todo tipo de usuário que for acessar o seu app e eliminar todas as barreiras que possam tornar essa experiência desagradável.

O que é acessibilidade digital?

Acessibilidade digital é o ato de tornar sites, aplicativos e demais softwares e conteúdos da Internet acessíveis a todos, em especial a pessoas com deficiência.

Ou seja, é um ato de inclusão e de respeito à diversidade.

Significa pensar em soluções que possam ser consumidas por todo tipo de usuário, eliminando barreiras e obstáculos do caminho.

Importância da acessibilidade na internet

Várias ações são desenvolvidas para democratizar o acesso à internet, com o desenvolvimento de novas tecnologias e a chegada de fibra óptica aos lugares mais remotos.

Por outro lado, nem tanto é feito para que o mundo digital seja, de fato, para todos.

Só para você ter uma ideia, apenas 0,89% dos sites nacionais passaram em todos os testes de acessibilidade, segundo a terceira edição da pesquisa Acessibilidade da Web Brasileira.

Isso significa que 45 milhões de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência não conseguem consumir conteúdos na internet com uma experiência aceitável.

A acessibilidade digital busca mudar essa realidade.

Como criar aplicativos acessíveis

Para tornar o seu app mais inclusivo, é importante utilizar alguns recursos de acessibilidade e respeitar os seguintes pontos.

Entender como funcionam as tecnologias assistivas

As pessoas não consomem os conteúdos da mesma forma.

Usuários com deficiências contam com diferentes tipos de tecnologias assistivas que os ajudam a compreender as informações expostas.

É importante entender como esses recursos funcionam e como eles podem ser implementados para tornar seu app mais inclusivo.

Apostar em conteúdos multiplataformas

Uma saída interessante pode ser disponibilizar conteúdos em plataformas distintas, como vídeos e imagens, ou mesmo em texto, mas com alguns cuidados específicos para atender as diferentes deficiências sensoriais.

Isso também vai ajudar seu aplicativo a ter uma acessibilidade digital maior.

Incluir legendas em seus vídeos

Digamos que você tenha um app de receitas ou de games que disponibilize conteúdos em vídeo, com dicas, tutoriais e passo a passo, por exemplo.

É interessante legendar seu material para que usuários que tenham algum tipo de deficiência auditiva possam consumir seus vídeos de maneira plena.

Investir em descrições de imagens

Pessoas cegas ou com algum nível de deficiência visual utilizam leitores de tela, um recurso que permite a eles compreenderem as imagens quando há uma descrição delas.

Basicamente, essa tecnologia assistiva converte o texto em discurso, permitindo que o usuário possa escutar o conteúdo ao invés de vê-lo.

Esse recurso pode ser muito útil em aplicativos de venda de produtos, como peças de vestuário, por exemplo.

Crie seu app com a Mundo DevOps

A acessibilidade digital é muito importante e é um dos critérios que o time de especialistas do Mundo DevOps utiliza para desenvolver aplicativos.

Acesse nosso site, conheça nossas soluções e entre em contato com a gente para desenvolvermos um app para o seu negócio que seja acessível a todos.

Nós te ligamos

Precisa de auxílio para criar seu software?

Veja mais

Você Quer Impulsionar Seu Negócio?

Um especialista entra em contato com você

Atendimento Mundo DevOps
Enviar via WhatsApp